Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato Quem Sou Vender / Alugar meu Imóvel Pesquisa Completa Financiamento Notícias Correspondente Bancário
 (85) 98810-0509  Rua marlim Azul, 582, Aquiraz

Tradução  

Notícias

Expectativa de alta nos preços dos imóveis diminui no 2º trimestre de 2022, diz pesquisa

11/08/2022 - Alado Mercado Imóbiliário

Para os próximos 12 meses, 37% projetam alta nominal no valor dos imóveis.

Intensão por parte dos respondentes em adquirir imóveis registrou pequena variação no segundo trimestre de 2022Foto: Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo.
A expectativa de alta nos preços dos imóveis caiu no segundo trimestre de 2022. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11), pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em relação à expectativa de preços para os próximos 12 meses, 37% dos respondentes projetam uma alta nominal no valor dos imóveis no 2º trimestre de 2022. No mesmo horizonte de tempo, o percentual era de 43% em 2021.
Na mesma perspectiva dos próximos 12 meses, o estudo aponta que a participação de pesquisados que partilham de uma expectativa de manutenção dos preços atuais oscilou de 30% para 25%, em contraste com o crescimento do grupo que aposta na queda para os preços dos imóveis, que passou de 9% para 13% da amostra.
Preços atuais
A amostra ainda trata da percepção dos entrevistados com relação aos preços atuais dos imóveis. A parcela de respondentes que classificavam os valores dos imóveis como “altos ou muito altos” escalou de 68% no 2º trimestre de 2021 para 76% da amostra do 2º trimestre de 2022, consolidando-se assim como maior percentual para esse trimestre desde 2015 (período em que essa percepção foi compartilhada por 78% dos respondentes da amostra).
Já o percentual de respondentes que enxergavam os preços atuais dos imóveis como “razoáveis” recuou de 23% para 17% no mesmo horizonte temporal. Por fim, segundo a Fipe, a percepção de que os preços atuais encontravam-se em níveis “baixos ou muito baixos” declinou de 5% da amostra para apenas 2% dos respondentes no último trimestre.
Intensão de compra
A intensão por parte dos respondentes em adquirir imóveis registrou pequena variação.
A proporção de respondentes que declarou intenção de adquirir imóveis nos próximos três meses oscilou de 41%, no 1º trimestre de 2022, para 42%, no 2º trimestre de 2022, distanciando-se ainda mais do patamar observado ao final de 2020 (48%).
A pesquisa identificou que, entre aqueles que declararam intenção de adquirir um imóvel no futuro próximo, a maior parte dos respondentes declarou preferência por imóveis usados (46%) ou se mostrou indiferente entre novos e usados (45%).
Já em termos de objetivo, a maior parte dos compradores potenciais explicitou a intenção de utilizar o imóvel para “moradia” (88%), superando em larga medida a finalidade “investimento” (12%).
Aquisições
A participação de compradores – aqueles que declararam ter adquirido imóvel nos últimos 12 meses – declinou marginalmente entre o 1º trimestre de 2022 (13%) e o 2º trimestre de 2022 (12%), distanciando-se em dois pontos percentuais do patamar registrado no 2º trimestre de 2021 (14%), aponta o levantamento.
Em relação ao tipo do imóvel adquirido, uma parcela crescente dos compradores declarou preferência por imóveis usados (75%), ao passo que, entre os objetivos declarados, o uso do imóvel como “moradia” oscilou positivamente (de 53% para 55% dos compradores) em contraste ao motivo “investimento” (de 47% para 45%).
Segundo a pesquisa, considerando aqueles que adquiriram o imóvel para “moradia”, a opção “morar com alguém” foi prevalente (71%); ao passo que, entre os investidores, destacou-se o aluguel do imóvel para geração de renda (81%).
 
 




Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/expectativa-de-alta-nos-precos-dos-imoveis-diminui-no-2o-trimestre-de-2022-diz-pesquisa/

Outras Notícias

Pesadelo’ da casa própria lesa dezenas de famílias em condomínio no Eusébio

Pesadelo’ da casa própria lesa dezenas de famílias em condomínio no Eusébio Escrito por Paloma Vargas, paloma.va...

Imóvel em condomínio fechado ou por incorporação?

Imóvel em condomínio fechado ou por incorporação? Antes de investir na compra de um imóvel é preciso conhec...

Incorporação Imobiliária x Instituição de Condomínio

Incorporação Imobiliária x Instituição de Condomínio São confundidas por algumas pessoas menos at...

O QUE É INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA?

Incorporação Imobiliária A Incorporação Imobiliária é o processo de construção de um e...

Casa Verde e Amarela: oferta de imóveis populares deve crescer 15% no Ceará; veja condições

Escrito por Bruna Damasceno, 09:00 - 02 de Agosto de 2022. Atualizado às 09:13 O setor de construção está animado com as ...

Financiamento imobiliário cai no Ceará, mas perspectivas para o ano são positivas

Escrito por Heloisa Vasconcelos, heloisa.vasconcelos@svm.com.br 16:00 - 05 de Agosto de 2022. A Abecip espera fechar o ano com R$ 244 bilhões ...

Apartamentos de até 21 m² se popularizam em Fortaleza: `Toda vez que entro em casa, levo susto`

Escrito por Heloisa Vasconcelos, heloisa.vasconcelos@svm.com.br 14:00 - 08 de Agosto de 2022. Empreendimentos com foco em estúdios e apartamen...

Ocupação dos escritórios só deve retomar nível pré-pandemia em 2025

Taxa de vacância desses edifícios está em um dos patamares mais altos já registrados pelo setor. Taxa de vacância ...

Os dez fundos imobiliários que tiveram maior rentabilidade em julho

Segundo levantamento da Smartbrain, 57,36% dos FIIs negociados tiveram retorno positivo no mês. Fundos imobiliários: fundo que investe...

Financiamento imobiliário recua 6% no primeiro semestre deste ano

Apesar da queda no semestre, a Abecip acredita que 2022 será o segundo melhor resultado do crédito imobiliário da história...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
Entrar em contato

 Rua marlim Azul, 582, Aquiraz

 (85) 98810-0509

 E-mail: carlos.alexandre.ribeiro@hotmail.com

www.carlosalexandrecorretor.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias